quarta-feira, 18 de março de 2009

1ª Etapa – XKart 2009 – Kartódromo Premium (15/03/2009)

Estamos, mais uma vez, retomando as atividades de mais um campeonato do XKart., agora em sua nona edição. Estivemos, portanto, nesse último domingo (15/03/2009) no Kartódromo Premium para a realização de nossa 1ª Etapa deste ano. O dia foi muito castigado pela chuva, principalmente na parte da tarde, estiando somente por volta das 17, horário marcado para inicio de nossos trabalhos. Sorte nossa, pois tivemos apenas umas três baterias sob condição de pista molhada (X2-Truck, X1 e um pouquinho para a X3). As duas últimas já encontraram um trilho completamente seco, mas não escaparam das grandes poças de água.

A ordem de entrada na pista foi: X2-Truck, X1, X3, X2-Light e X2. Muitos banhos, muitas rodadas, foram protagonistas das primeiras voltas da X2-Truck, mas depois já ambientados, seus pilotos deram um verdadeiro show de pilotagem sob condições adversas. A corrida foi marcada por um fato inusitado. Ricardo FG trocou de kart na primeira volta de qualificação, fez todo qualify e ficou em último lugar. O pior foi constatar que isso tinha ocorrido por falta do sensor em seu kart, e que suas voltas não foram computadas. Portanto, qualify cancelado. Um novo teve que ser feito e desta vez Ricardo ficou com o terceiro lugar. O estreante Romulo Firstcher (2º colocado no qualify cancelado) se descontrolou e não repetiu o feito, galgando apenas o 7º posto no qualify derradeiro. O grande vencedor foi Marcelo Mendes (pole, volta mais rápida, líder de ponta a ponta) com Ricardo FG em segundo e André Argento em terceiro. Essa corrida foi marcada por muito cuidados e os pilotos arriscando muito pouco dadas as condições adversas da pista. Quem forçasse mais podia pagar um preço caro, como foi o caso de Marcio Loyola ao tentar superar Michel Fonseca.

Na X1 Pedro Ricardo mostrou que não está para brincadeira, fez a pole, a volta mais rápida e, venceu a corrida. Pedro largou bem, mas ainda na primeira volta, um excesso de cuidado, quase lhe custa caro. Guilherme Sabra aproveita e o ultrapassa, mas Pedro consegue logo em seguida recuperar a posição para não mais ser incomodado durante toda a corrida. No final apenas alguns centésimos garantiram Sabra a frente do terceiro colocado Quelder Avance. Felipe Piatigorsky, favoritíssimo, campeão X4-2008, não teve nas mãos um bom equipamento, e ficou em quarto lugar. Daniel Duarte (campeão X2-2008) teve uma estréia muito boa na X1 e terminou em 5º lugar.

Já na X3 foi a vez de Rafael Azevedo mostrar o seu valor. Grande corrida: barba, cabelo e bigode. Mas não pensem que foi fácil o tempo todo. No final da corrida Rafael tinha Rodrigo Rocco, 5º colocado no grid de largada, na sua cola. Grande corrida de Rocco. Outra boa surpresa foi Rennam Massulo, que fez uma corrida muito consistente e se aproveitando dos erros de seus adversários cruzou a linha de chegada na terceira posição. Já Claudio Sarmento, Rafael Bezerra e Alexandre Martins, em momentos diferentes da corrida, tinham ótimas posições, quando perderam o controle de seus karts e com isso várias posições na corrida.

Na Light (X2-Light) o grande vencedor foi Daniel Barberini, que sem sombra de dúvida fez uma corrida brilhante. Mas quero dar destaque ao veterano piloto Alan Mattos que largou em 4º lugar, lutou muito e chegou em segundo lugar. Sylvio Couto (A Lenda!) como é conhecido, também mostrou força e terminou a prova em terceiro lugar. Hebert Sampaio foi outros dos francos favoritos que enfrentaram os reveses. De posse de um kart não muito bom, ficou apenas com o 5º lugar. O novato José Augusto não se intimidou com a pressão da estréia e terminou a corrida em quarto lugar.

Faltava apenas a X2 para concluir nossa etapa. Posso dizer que foi uma corrida bastante diferente do que eu imaginaria. Diferente no bom sentido, pois foi o dia e a hora de Mauricio Filho. Espetacular corrida desse recém-chegado piloto ao grupo. Muitos, talvez, não acreditaram no que viram. Mauricio fez a pole e venceu a prova com toda tranqüilidade de ponta a ponta. Parabéns!. Mas essa corrida não foi somente isso, muito pelo contrário, foi marcada por disputas ferrenhas. Uma delas entre o Leonardo Moreira e Eduardo Ruppert outra entre Luis Rocha, Sergio Weydt e Carlos Braga. No pelotão de trás também saía faíscas entre Henrique Felipe, Alexandre Couto e Antônio Yparraguirre. Quase no final, Ruppert se embola com Moreira, perde posições. A essa altura Rocha já conseguia estar a frente dos demais, e parte para o ataque a Leonardo. Melhor para Rocha que cruza a linha de chegada na segunda posição com Moreira em terceiro lugar.

Até a próxima corrida

3 comentários:

  1. Ricardo, parabéns pelo Blog e sucesso, sempre!!!

    O campeonato começou de forma alucinante, com muitas "adversidades"... E como vc disse, o Piloto aqui estava nervoso e minha preocupação tornou-se FATO!!! Bem que o Pedro avisou-me: Correr de viseira escura é uma Mierda... e foi! Não conseguia enxergar nada... fiz o qualify com a viseira levantada e tomei várias pedradas... fechei, não enxergava e, para acirrar ainda mais minhas dificuldades, não conhecia a pista, não tinha treinado, enfim, sifu... Ah! Ainda tem o kart bala que peguei... kkk Mas nada explica, foi uma aprendizado e um erro que não cometerei mais... hehehehe

    O Sabra não chegou em terceiro??!!!??? ahauhauah o tira-teima mostrou 3ª colocação.... kkkkkk

    Abraços meu nobre, Henrique Felippe

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mestre Ricardo, o Blog ficou muito legal.
    Certamente acompanharei as novidades por aqui, também.
    Forte abraço meu amigo !

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa ideia de blog, e parabens; como sempre os comentários ficaram bem legais.
    Abraços

    ResponderExcluir